Cooperifa organiza 1ª Mostra Cinema na Laje


Do dia 08 de agosto ao dia 05 de setembro vai rolar a 1ª Mostra Cinema na Laje, sempre às segundas-feiras, às 20h. A mostra será no Bar do Zé Batidão, mesmo local onde, há 10 anos, acontece o Sarau da Cooperifa.
1ª MOSTRA CINEMA NA LAJE
Quando: de 8 de agosto a 5 de setembro
Segundas-feiras, 20h.
Onde: Laje do Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santo, 797 Jd. Guarujá (inf. 72074748)
Periferia – SP

Cartaz de divulgação da Mostra.

Apresentação
Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade.
As exibições ficam por conta da Paco’s Vídeo.
O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial para o projeto.
Nesse ano em que o Sarau da Cooperifa completa 10 anos de atividades culturais na periferia de São Paulo. O cinema é convocado às comemorações e celebra com a comunidade em uma mostra especial.
Nos últimos 15 anos uma enorme produção de audiovisual popular tem sido realizada nas cidades do Brasil, fruto de um processo que as tecnologias digitais vem possibilitando desde a década de 80.
Nas imagens retratos de um país que a história por muito tempo teimou em esconder. História essa que há séculos a mídia deturpa, com sua retórica engendrada para efetivar a eterna domesticação do povo.
Desde as cartas de Vaz Caminha até as manchetes do jornalismo global a mesma perspectiva tem se estabelecido como verdade padrão. E na contramão desde então os populares, os periféricos à margem de uma sociedade que desconhece sua cultura e seus valores, recriam a história e a retransmitem aos seus filhos e netos. Ontem a história oral, hoje o audiovisual e a persistência da memória.
Essa Mostra em comemoração aos 10 anos de existência do Sarau da Cooperifa no projeto Cinema na Laje traz um pequeno panorama do que nesse período tem se construído como texto audiovisual, como discurso pelas camadas populares através do audiovisual, dentre os coletivos e diretores dedicados à pensar as questões da desigualdade social, da identidade cultural e da produção artística.
Trabalhos que vão além da eficiência técnica e reinventam a linguagem e o direcionamento da narrativa. São 8 documentários e 4 ficções muito bem produzidas e com temáticas e abordagens que vão te fazer reavaliar seus conceitos.
Sejam bem vindos à Primeira Mostra Cinema na Laje.
o curador
Daniel FagundeS.
Videasta e Arte-Educador
Integrante do NCA (Núcleo de Comunicação Alternativa)
A programação completa está no blogue do Sérgio Vaz, um dos organizadores do Sarau da Cooperifa.

Da Revista Forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário